quinta-feira, 12 de setembro de 2013

(INFORMAÇÕES AO CIDADÃO): TRANSCRIÇÃO DE CONVERSA COM EMPRESA DE COSMÉTICO.


    

No texto que segue, faço uma transcrição da mensagem que remeti para inúmeras empresas que produzem desodorantes e outros produtos, assim como a resposta que recebi da NIVEA e, por fim, a que remeti. Quero compartilhar para que as pessoas, quiçá, criem consciência sobre os produtos que consomem que acabam causando prejuízos à saúde.

MENSAGEM ENVIADA ÀS EMPRESAS DOS DESODORANTES NIVEA, REXONA E AXE.

Prezados senhores.


Estava procurando desodorantes e realmente não encontrei nada que não fosse cópia, isto é, um copia a fórmula do outro fabricante. Que coisa lamentável. Ademais, não há nada saudável. Devo utilizar desodorantes cuja composição contém, se entendi bem, propano, butano, alumínio e outros elementos que considero "venenos" para a pele e ao organismo?
Creio ser suicídio! Prefiro lavar minhas axilas 20 vezes por dia, mas não utilizar seus produtos. Para que inserir tantas porcarias? Não dá para fazer uma fórmula mais simples? Vocês até gastariam menos para produzir...

RESPOSTA DA NIVEA


Prezado Sr. Leandro Fernandes,
Sua mensagem foi recebida e gerou o número de protocolo: 109131.

Quanto ao seu relato, esclareço não há nenhuma pesquisa que comprove qualquer tipo de alteração no organismo que possa levar a algum tipo de doença com o uso de desodorantes Antitranspirantes.

Saliento que todos os produtos NIVEA são rigorosamente testados sob o controle dermatológico que comprovam excelente tolerância à pele. Os produtos também são aprovados por rigorosos testes realizados pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Ministério da Saúde, responsável por assegurar que apenas produtos que não causem malefícios à saúde sejam comercializados em território nacional.

Ressalto a preocupação da NIVEA com a qualidade de seus produtos visando que a performance seja totalmente satisfatória. Todos os produtos que lançamos são os reflexos das mais recentes inovações científicas e altamente eficazes, desenvolvidos de forma a atuarem em harmonia com a pele, deixando-a bonita por dentro e por fora.
 
De qualquer forma, todos os seus comentários foram registrados e encaminhados à NIVEA da Alemanha para que conheça sua opinião e expectativa em relação a nossa marca.
Aproveito a oportunidade para convidá-lo a visitar nosso site - www.NIVEA.com.br - Além de informações detalhadas sobre os produtos atuais da NIVEA, encontrará lançamentos, dicas bastante úteis de especialistas, artigos relacionados à saúde e bem-estar.
Nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor está a sua inteira disposição através do e-mail sacnivea@nivea.com.br , do telefone 0800 77 64832 e do Chat disponível em nosso site de 2ª a 6ª feira das 8h às 20h.
Será sempre um prazer atendê-lo.
                        
Atenciosamente,
(Aqui omito o nome da pessoa que respondeu)

SAC NIVEA
MINHA RESPOSTA FINAL.


Prezada Sra.
Concordo com sua alegação, a qual transcrevo a seguir: "não há nenhuma pesquisa que comprove qualquer tipo de alteração no organismo que possa levar a algum tipo de doença com o uso de desodorantes Antitranspirantes". Entrementes, posso redarguir que não foi feito nenhum estudo que comprove os malefícios desses produtos químicos no organismo ao longo dos anos. Assim, podemos apenas usar o bom senso. Utilizar ou não? Eu prefiro resguardar a minha saúde. Quanto aos testes feitos pela ANVISA, sinto em dizer que isso não me diz nada, uma vez que a maioria dos órgãos governamentais não são dignos de confiança. Enfim, suas alegações não me convenceram. Todavia não estou fazendo tais contestações com o intuito precípuo de perturbá-los, pois remeti essa mensagem a todos os fabricantes. Ademais, não teci comentários sobre a ineficiência dos produtos que prometem proteção por 24 ou 48h e a grande maioria foi reprovada através dos testes realizados por associações sérias, como a PROTESTE.
Senhores, aproveitem, pois esse país abriga um povo néscio e masoquista.
Consumidores como eu evitarão a maioria dos produtos industrializados, sejam das indústrias alimentícias, de cosméticos e farmacêutica, já que não há respeito à saúde e por conseguinte à vida dos seres humanos. Encaminhe, por obséquio, essa mensagem à Alemanha, porque gostaria que eles soubessem que não só vivem idiotas por aqui.
Cordialmente,
Leandro Camargo. 
CONCLUSÃO:
Sejam os alimentos contaminados, cheios de produtos químicos; 
Sejam os cosméticos repletos de produtos químicos;
Sejam os medicamentos que causam mais efeitos colaterais negativos do que benefícios (isso quando os comprimidos não contêm os remédios prometidos em suas cápsulas ou pílulas...);
Sejam os veículos que no exterior não merecem nem ser denominados de "carros populares", mas que no Brasil são comercializados como carros de luxo;
Sejam os produtos eletrodomésticos ultrapassados, comercializados aqui pelo preço dos mais atuais no exterior;
Sejam os produtos eletroeletrônicos, cujos preços dos velhos, aqui comercializados, se equiparam aos últimos modelos no exterior;
Seja todas as demais explorações;
Seja a justiça fedorenta;
Sejam os políticos antipatriotas que vivem aqui;

O povo brasileiro merece padecer até que aprenda a ter dignidade, vergonha na cara, consciência e educação.