quinta-feira, 31 de julho de 2014

CAOS NO TRÂNSITO: A QUEM CABE A CULPA?





É patente, pelo menos perante meu senso lógico, que o Detran contribui para o recrudescimento da violência e caos no trânsito brasileiro. Claro, a EPTC e os CFC's também têm sua parte de culpa nessa desordem, assim como os legisladores e juízes, já que tais abrolhos decorrem de Leis mal elaboradas, falhas de órgãos fiscalizatórios e de um sistema judiciário moroso, injusto e incoerente.
Ontem vinha trafegando a 50Km/h quando, repentinamente, vi o acionamento da luz do freio do carro a minha frente. A situação é muito rápida! Mesmo pisando sobre o pedal do freio com rapidez porque não possuo reflexos lentos, o carro deslizou alguns metros e colidiu a 30 Km/h contra a traseira do carro. O resultado não poderia ser outro: A frente do meu carro ficou avariada, amassada, a traseira do outro carro ficou amassada, ficamos esperando a EPTC. Depois, o guincho. Enfim, tivemos que acionar o seguro. Para piorar vou ter que pagar uma franquia de R$1.507,00 pelo conserto. Enquanto isso, o FDP INFELIZ, IDIOTA E MISERÁVEL que freou repentinamente e causou todo um efeito cascata de freadas, fui embora bem feliz. Sei que a Lei diz que o culpado é quem bate atrás, só que não deveria ser bem assim... Convido você a abrir sua mente para uma justiça superior baseada, obviamente, num senso moral e intelectual mais elevados...
Observe que em uma justiça plena, feita por gente evoluída e não por terráqueos que praticam uma forma de julgamento imperfeito, o correto seria avaliar cada caso. Se algum "idiota" frear de súbito, sem motivo aparente, como no caso de uma rápida passagem de pedestre ou animal a sua frente, este "boca aberta" deveria pagar o conserto de todos os veículos que colidissem. Havendo pedestre que resolvesse passar correndo sem aguardar a sua vez, através da liberação pelo sinal verde para passagem de transeuntes, este palhaço apressadinho e também idiota, que arrisca sua vida por alguns segundos, fazendo outros carros colidirem, deveria ser responsabilizado. Deveria ficar anos pagando a dívida de todos os carros avariados por sua insensatez. É assim que se faz justiça, direcionando a responsabilidade às pessoas certas.
Melhor do que isso seria haver testes psicológicos e práticos rigorosos, em caráter seletivo à concessão do direito de dirigir. Estes testes já evitariam que uma enorme quantidade de gente incapaz, desequilibrada e potencialmente perigosa tivesse acesso facilitado para conduzir automóveis. 
Caso houvesse alguma falha nessa seleção, após os acidentes que essas bestas humanas cometessem, se houvesse mortes, deveriam ficar impossibilitadas de dirigir para o resto de suas vidas maléficas, além das penalidades indenizatórias e penais a que fizessem jus proporcionalmente aos agravos gerados aos seus semelhantes.
A junção dessas duas etapas representariam seriedade por parte das instituições governamentais e evitariam muitas tragédias. Essa mudança representaria evolução, todavia como vivemos entre asnos, muitas mortes e injustiças sucederão.

O DETRAN, A EPTC, OS CFC's, OS LEGISLADORES E JUÍZES PODERIAM LER O QUE ESCREVI E ENCETAR A MUDANÇA NESSE SENTIDO, TODAVIA INFELIZMENTE ISSO NÃO OCORRERÁ E VOCÊ SABE POR QUÊ? 
A razão está alicerçada num âmago terráqueo propenso à insensatez, à incúria e à malevolência. Como não se esforçam para mudar, continuam e continuarão atolados nas m... que criam constantemente para tornar o mundo um local dantesco. A burrice terráquea é algo inextricável e a culpa, em maior ou menor grau, certamente pertence a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário