quinta-feira, 25 de julho de 2013

E-MAIL AOS VEREADORES DE PORTO ALEGRE.




Prezados senhores.





Remeti recentemente mensagem a todos. Apenas dois vereadores responderam. Vossas excelências sabem o que isso significa? Primeiramente demonstra desconsideração, todavia tudo o que também significa não ousarei dizer por educação e prevenção.

Hoje fui para a parada e esperei, por volta das 18 h, na esquina da Loureiro da Silva com a José do Patrocínio, um ônibus da linha Cruzeiro do Sul ou Santa Teresa por quase meia hora. Acabei desistindo de um compromisso.

Destarte, saí da parada e atravessei a Loureiro da Silva a fim de ir para casa. Estendi o braço para um carro da linha COHAB, após ter esperado quinze longos minutos e o ônibus nem parou. Motorista insensato e infeliz, não? Iria ele “salvar o pai da forca”? Estaria atrasado em razão dos congestionamentos diários ou por que estaria atrasado em razão de conversinhas no final da linha? O motivo não sei e nem quero saber, pois causam asco.

Eis senhores, vossas excelências, que a humilhação não parou por aí, pois há dentre muitas, outra classe trevosa que habita esse orbe, conhecidos por “empresários”.

Após passar o BIG Cristal, um paralítico fez sinal ao ônibus. O homem adentrou e o motorista ficou dezesseis minutos tentando fazer com que o dispositivo de acionamento da porta conseguisse fechá-la. Que desespero! O nervosismo estampado na face dos passageiros era visível! Por que isso ocorreu? Os senhores sabem? É simples! Os ditos empresários abjetos, não gastam com manutenção porque os senhores não criam textos de Leis voltados a multas elevadas e constantes para as empresas que não façam manutenção em seus veículos, limpezas semanais e descumpram os horários informados nos próprios sites. 
O que faço? Reclamo à empresa, para a EPTC ou aos senhores?

Bem, respondo eu mesmo, acho que minha crítica resultará debalde. Certamente os empresários ficarão rindo de mim, da EPTC e dos senhores, uma vez que não há rigor nem punição. Será que isso não os deixa indignados, isto é, saber que os empresários, em seus momentos de intimidade, caçoam e pensam mal de vossas senhorias?

Essas desgraças diárias refletem apenas a "ponta de iceberg" de acontecimentos piores, ademais reiterados.
Posso mencionar quatro soluções para os empecilhos aludidos:

Uma decorreria dos ditos “baderneiros” invadirem garagens pela madrugada e incendiarem 65% da frota. Dessa forma, quiçá, teríamos carros novos, funcionando adequadamente e com cheiro de veículos limpos por alguns anos. Eu adoraria ver isso acontecer. Calma, não pertenço ao grupo dos “baderneiros", sou um cidadão indignado. Não sou um brasileiro idiotizado que acha graça ou permanece em silêncio frente a esses abrolhos causados por infâmia de alguns, incompetência e apatia de outros.

Outra solução que dependerá exclusivamente da minha decisão, seria comprar um veículo, mas tenho certa relutância em razão dos impostos que me serão cobrados. Não é possível esperar nem acreditar que uma mudança nesse panorama caótico realmente suceda, tanto pela impossível evolução da consciência empresarial, assim como pela competência dos órgãos públicos e/ou vontade política de quem detém o poder e nada faz. Mudança por consciência, evolução intelectual, moral e espiritual levará alguns séculos, já que a imensa maioria dos terráqueos ainda são uns desventurados...

Dentro do meu carro não estarei sendo pisoteado, esmagado, suportando odores desagradáveis, além de chegar de forma mais célere nos locais nos quais necessitarei estar.

A terceira solução, diria utópica, por pertencer ao mundo dos meus sonhos, mas querendo compartilhá-la, seria eu ser um ditador. Aí o Brasil conheceria o terror e, paradoxalmente, a libertação. Se fosse preciso degredar metade da população eu assim o faria. Aqui só ficaria gente decente!

A última, estaria relacionada a uma revolução com muito derramamento de sangue. Acham que sou louco? Então pensem bem e analisem a história. Há como conversar com pessoas desprovidas de evolução, tipo traficantes, assassinos, estupradores, proxenetas, empresários e tantos outros seres trevosos... Há como fazê-los tornarem-se pessoas de caráter? É patente que não, senhores.

Parecendo fugir um pouco do texto, cabe citar os denominados “protestos pacíficos”, que alguns almejam. Como são estúpidos! Quando foi que protesto pacífico mudou alguma coisa? É profícuo ressaltar que as pessoas de caráter se modificam apenas com algumas conversas ao passo que os trevosos só respeitam quando padecem pelo sofrimento ou pelo terror. Desse modo, o caminho pela violência é um mal necessário em certos momentos assim como ele foi na Revolução Francesa.

Resta "parabenizar" vossas excelências mais uma vez por "fazerem jus" aos seus subsídios e "honrarem" a confiança depositada pelo povo através do sufrágio em Porto Alegre. Ainda bem que me isento da insensatez de escolher representantes que não me representam, pois assim não sou responsável nem culpado pelo que aí está. Essa culpa cabe aos irresponsáveis, aos que vendem seu voto e aos pobres de espírito que não sabem o que fazem...



Cordialmente.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

EMPRESAS DE ÔNIBUS E O TRANSPORTE PÚBLICO.





É possível observar que sob o aspecto quantitativo, os ônibus que circulam na cidade de Porto Alegre, principalmente os que pertencem à empresa STS, são imundos.
Realmente fedem a fezes, urina e vômito, além de outros odores não identificáveis.Hoje, descobri um novo: menstruação. Ademais os bancos, essencialmente os amarelos, cuja sujeira é visível, estão escurecidos de tanta imundície. Os ferros, cuja finalidade serve à autoproteção do passageiro (já que a maioria dos motoristas por serem mal-educados e mau condutores, com suas freiadas e arrancadas bruscas, acabam derrubando os passageiros) colam as mãos. Com tudo isso, é razoável asseverar que a maioria dos ônibus são insalubres.
Portanto, insistir na conscientização da utilização do transporte coletivo, visando descongestionar vias públicas, revela, no mínimo, insensatez daqueles que aguardam que a população aceite anuir com tal iniciativa.
Empecilho gravíssimo, outrossim, é a falta de consideração e respeito ao usuário.
Dados sobre o crescimento das frotas revelam, de forma irrefutável, que elas tiveram um aumento insignificante nos últimos dez anos (ver Fig. 01). Dessa forma, as pessoas seguem seus destinos diários de maneira desconfortável, apertadas como "sardinhas em latas", ainda suportando o fedor proveniente da falta de limpeza. As lotações, por exemplo, jamais aumentaram a frota em dez anos...
É evidente que tudo isso resulta do caráter abjeto desses empresários donos das empresas de transportes, que somente visam lucrar, aumentando progressivamente o valor das passagens. Deixam que os veículos fiquem imundos para economizar em limpeza. Dificilmente mandam fazer a manutenção dos carros, pois passageiros e motoristas discutem quando os botões para acionamento da campainha não funcionam. Para piorar, a tabela sugere que as pessoas se desloquem amontoadas, como ocorria com os judeus transportados em vagões durante a segunda guerra. Sorte que não vamos para campos de concentração...
Para que gastar se os bichos, digo, as pessoas podem ir amontoadas? Para que cumprir horário se a fiscalização é ineficiente? Por que aumentar a frota se o número de reclamantes é insignificante? Não há multas constantes e pesadas também, que nos obriguem a mudar o panorama caótico...
Esses devem ser alguns dos pensamentos dos crápulas que massacram a população com seus meios de transportes morosos, fedorentos e desconfortáveis.
O transporte público em Porto Alegre vai de mal a pior, sem falar na impossibilidade de integração do cartão TRI com outros meios de transporte, como ocorre, faz tempo, em cidades mais evoluídas. Em São Paulo, por exemplo, há integração do sistema de transporte viário com o metroviário, desde maio de 2004 (era para ter sido implantado bem antes), no RJ surgiu em 2009 e no Chile, em 2007. E em Porto Alegre? Bah, esqueci que aqui não tem nem metrô...
Agradeça aos políticos inteligentes, conscientes e evoluídos dessa cidade...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bilhete_%C3%9Anico


http://g1.globo.com/sao-paulo/anda-sp/noticia/2013/05/sistema-de-integracao-torna-mais-eficiente-transporte-publico-no-chile.html
    
Crescimento da frota em dez anos:


Fig. 01
 
FROTA CADASTRADA DE ÔNIBUS E LOTAÇÕES













- 2003/2013 -













CONSÓRCIO 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 CRESCIMENTO EM 10 ANOS (%)
CARRIS 323 323 323 335 335 335 339 361 361 369 371 14,86
CONORTE 416 416 416 405 405 405 408 423 423 441 443 6,49
STS 474 474 474 462 462 462 469 480 503 503 503 6,12
UNIBUS 381 381 380 373 370 370 376 386 372 388 388 1,84
TOTAL ÔNIBUS 1.594 1.594 1.593 1.575 1.572 1.572 1.592 1.650 1.659 1.701 1.705 6,96
TOTAL LOTAÇÃO 403 403 403 403 403 403 403 403 403 403 403 0
Fonte: SMT/EPTC.














(INFORMAÇÕES AOS CIDADÃOS) - PANVEL



Essa é a mensagem que remeti nessa noite fria de sexta-feira, dia 19 de julho, a qual transcrevo nas próximas linhas.


Prezados senhores.

Acabo de ligar à Panvel e a decepção foi enorme...
Precisava obter apenas uma informação simples, fiquei cinco minutos no celular para ninguém conseguir me fornecer a resposta que almejava. Aí queriam ficar me transferindo...
É claro que não aceitei. Que vergonha senhores! Uma empresa tão grande?
Conhecem o ditado: - "Quem não tem competência que não se estabeleça."? 
Vocês tem sorte do vulgo brasileiro ser meio patético, pois se fossem iguais a mim vocês estariam a caminho da falência por essa demonstração absurda de incompetência, despreparo e desrespeito ao consumidor.
Onde já se viu não haver informações detalhadas sobre um medicamento informado no próprio site? Quem é que pensa, ou melhor, não pensa direito sobre essas coisas? É patente que as informações deveriam estar disponíveis para clientes ou vendedores, a fim de evitar morosidades e inúmeras transferências de ligações. Fico estupefato com tanta falta de inteligência!
Vocês gostam de incomodar os clientes e principalmente perdê-los, não? Ah, vocês acreditam que eles voltam? Eu não! Vocês já eram... É intolerável que a rede PANVEL não consiga solucionar um problema tão simplório!
Devem existir outras pessoas que pensem igual, todavia como eu disse, vocês tem muita sorte quanto à maioria não ter vergonha na cara...
Vocês já leram livros intitulados "CRM", de Ronald Swift? Sabem o que tal sigla significa? Deveriam saber, pois as empresas de outros países, mais evoluídos que esse, já estão aplicando há muito tempo. É que aqui impera a "Lei do Atraso"!
Como sou radical, informo que  nunca mais na minha existência irei comprar qualquer produto em suas lojas. Parabéns, pois certamente deixar de comprar por toda uma existência representa, sem dúvida, uma perda considerável em dinheiro.