É possível observar que sob o aspecto quantitativo, os ônibus que circulam na cidade de Porto Alegre, principalmente os que pertencem à empresa STS, são imundos.
Realmente fedem a fezes, urina e vômito, além de outros odores não identificáveis.Hoje,
descobri um novo: menstruação. Ademais os bancos, essencialmente os
amarelos, cuja sujeira é visível, estão escurecidos de tanta imundície.
Os ferros, cuja finalidade serve à autoproteção do passageiro (já que a
maioria dos motoristas por serem mal-educados e mau condutores, com suas
freiadas e arrancadas bruscas, acabam derrubando os passageiros) colam
as mãos. Com tudo isso, é razoável asseverar que a maioria dos ônibus
são insalubres.
Portanto, insistir na conscientização da utilização do transporte
coletivo, visando descongestionar vias públicas, revela, no mínimo,
insensatez daqueles que aguardam que a população aceite anuir com tal iniciativa.
Empecilho gravíssimo, outrossim, é a falta de consideração e respeito ao usuário.
Dados sobre o crescimento das frotas revelam, de forma irrefutável, que
elas tiveram um aumento insignificante nos últimos dez anos (ver Fig. 01). Dessa forma, as pessoas seguem seus
destinos diários de maneira desconfortável, apertadas como "sardinhas
em latas", ainda suportando o fedor proveniente da falta de limpeza. As lotações, por exemplo, jamais aumentaram a frota em dez anos...
É evidente que tudo isso resulta do caráter abjeto desses empresários
donos das empresas de transportes, que somente visam lucrar, aumentando progressivamente o valor das passagens. Deixam que os veículos fiquem imundos para economizar em limpeza. Dificilmente mandam fazer a manutenção dos carros, pois passageiros e
motoristas discutem quando os botões para acionamento da campainha não
funcionam. Para piorar, a tabela sugere que as pessoas se desloquem amontoadas, como ocorria com os judeus transportados em vagões durante a segunda guerra. Sorte que não vamos para campos de concentração...
Para que gastar se os bichos, digo, as pessoas podem ir amontoadas? Para
que cumprir horário se a fiscalização é ineficiente? Por que aumentar a frota se o número de reclamantes é insignificante? Não há multas constantes e
pesadas também, que nos obriguem a mudar o panorama caótico...
Esses devem ser alguns dos
pensamentos dos crápulas que massacram a população com seus meios de
transportes morosos, fedorentos e desconfortáveis.
O transporte público em Porto Alegre vai de mal a pior, sem falar na impossibilidade de integração do cartão TRI com outros meios de transporte, como ocorre, faz tempo, em cidades mais evoluídas. Em São Paulo, por exemplo, há integração do sistema de transporte viário com o metroviário, desde maio de 2004 (era para ter sido implantado bem antes), no RJ surgiu em 2009 e no Chile, em 2007. E em Porto Alegre? Bah, esqueci que aqui não tem nem metrô...
Agradeça aos políticos inteligentes, conscientes e evoluídos dessa cidade...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bilhete_%C3%9Anico
http://g1.globo.com/sao-paulo/anda-sp/noticia/2013/05/sistema-de-integracao-torna-mais-eficiente-transporte-publico-no-chile.html
Crescimento da frota em dez anos:
Fig. 01
FROTA CADASTRADA DE ÔNIBUS E LOTAÇÕES | ||||||||||||
- 2003/2013 - | ||||||||||||
CONSÓRCIO | 2003 | 2004 | 2005 | 2006 | 2007 | 2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | CRESCIMENTO EM 10 ANOS (%) |
CARRIS | 323 | 323 | 323 | 335 | 335 | 335 | 339 | 361 | 361 | 369 | 371 | 14,86 |
CONORTE | 416 | 416 | 416 | 405 | 405 | 405 | 408 | 423 | 423 | 441 | 443 | 6,49 |
STS | 474 | 474 | 474 | 462 | 462 | 462 | 469 | 480 | 503 | 503 | 503 | 6,12 |
UNIBUS | 381 | 381 | 380 | 373 | 370 | 370 | 376 | 386 | 372 | 388 | 388 | 1,84 |
TOTAL ÔNIBUS | 1.594 | 1.594 | 1.593 | 1.575 | 1.572 | 1.572 | 1.592 | 1.650 | 1.659 | 1.701 | 1.705 | 6,96 |
TOTAL LOTAÇÃO | 403 | 403 | 403 | 403 | 403 | 403 | 403 | 403 | 403 | 403 | 403 | 0 |
Fonte: SMT/EPTC. |
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