segunda-feira, 13 de outubro de 2014

MENSAGEM PARA O SITE "RECLAME AQUI".



Uma das coisas que faço paralelamente ao meu trabalho, além de criar postagens, é exercer minha cidadania. Destarte, costumo enviar e-mails ao congresso nacional (aos deputados federais e senadores), aos vereadores, às empresas de ônibus, aos Correios, empresas em geral e assim sucessivamente. Cobro muito daqueles que oferecem pouco à população, uma vez que nela estou incluído. 
Sendo assim, quero compartilhar texto que remeti aos criadores da ideia Reclame Aqui - site http://www.reclameaqui.com.br/
Esse site possibilita que cidadãos, através do compartilhamento de suas experiências, possam se defender de empresas desqualificadas ou que abusam dos consumidores, já que se formos esperar pela 'Justiça' - morosa e de caráter duvidoso, o que vemos é um benefício quase sempre voltado às empresas em detrimento ao cidadão/consumidor, que sofre pela ação nefasta das empresas e pela injustiça feita pela Justiça cega, que diferentemente do sentido da venda na estátua, empregado em Roma, não enxerga a verdade.
O texto intenta fundir dois sites importantes numa meta de cobrar dos nossos legisladores uma iniciativa de Lei para que as péssimas empresas possam ser penalizadas por suas monstruosidades praticadas contra os cidadãos.
Assim, a organização Avaaz, site http://www.avaaz.org/en/, responsável pela defesa dos direitos humanos, da flora, fauna e do planeta, através de suas petições públicas, poderá junto com o Reclame Aqui, que possui conhecimento sobre reclamações, propor uma petição, coletando assinaturas para cobrar a criação de Lei que obrigue as empresas a pagar pesadas multas sobre seus lucros mensais quando um número (a ser estudado pelo Reclame Aqui) de reclamações não forem resolvidas, também, no período de um mês. O Reclame Aqui terá registro das reclamações e o Avaaz será responsável por coletar assinaturas e encaminhar a criação desta Lei para os nossos legisladores do Congresso Nacional. Será uma Lei nacional.
Creio ser uma ideia boa e profícua a todos os consumidores. Lembro que sem rigor, não há avanço, pois vivemos, infelizmente, num planeta que mais abriga "feras do que ovelhas".
Eis que compartilho a mensagem remetida ao Reclame Aqui, com algumas alterações para melhorar o texto nessa postagem. Vamos aguardar resposta!
____________________________________________________________
Prezados senhores.

Nesse país vergonhoso, onde a Justiça é morosa e possui caráter duvidoso, cuja maioria dos políticos e empresários são abjetos, esse site propicia, através da ideia de seus criadores, que os próprios consumidores possam se defender e expor suas dificuldades, avisando outros que, se forem inteligentes, aproveitarão as reclamações para deixar de comprar em empresas desqualificadas e que desrespeitam os consumidores.
Quero comunicar que tive uma ideia que gostaria de compartilhar com os senhores. Quiçá, juntos, possamos melhorar ainda mais esse serviço à população, prestado através do ensejo que esse site propicia? Poderíamos usar outro site, igualmente importante, que é o Avaaz. Vocês poderiam entrar em contato com o pessoal a fim de criar uma petição pública para coletar assinaturas visando que os nossos 'queridos' governantes desenvolvam o texto de uma Lei que obrigue as empresas a pagarem multa proporcional a 40% sobre seu lucro, caso atinja um número de 300 reclamações não resolvidas. Essa avaliação deve ser mensal, isto é, em um universo de reclamações, se trezentas não forem resolvidas, a empresa deve pagar ao governo a aludida taxa.
Destarte, tendo embasamento legal e face ao rigor desta Lei, poderemos fazer com que esses empresários encetem um processo compulsório de respeito ao consumidor. Tudo funciona quando há rigor e seriedade. Posso estar falando besteira para os senhores, mas acredito que o Avaaz em conjunto com o Reclame Aqui, quanto à questão de reclamações sobre empresas, podem pressionar para que se crie essa Lei que irá beneficiar os consumidores e, quiçá, mudar essa situação desrespeitosa para sempre...
Estou compartilhando, em meu blog, essa mensagem que remeti aos senhores.
Dependendo da resposta, posso iniciar a petição pública para cobrarmos que essa benéfica Lei seja criada.
O que vocês podem fazer, baseado no conhecimento que possuem sobre as reclamações, é alterar o número (300) para uma realidade mais concreta. Todavia lembro que a aludida alteração não pode facilitar a situação para as empresas porque não atingiríamos nossos objetivos. A coisa tem que ser radical para que haja mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário